terça-feira, novembro 27, 2007

Resumo do processo

O carro em causa é um Fiat Stilo SportVan comprado NOVO em 12/2003.

O principal problema do carro, está no "mal funcionamento" do motor como se pode comprovar pelo seguinte gráfico:


e também pela mensagem que aparece no computador de bordo quando o motor entra em modo de segurança:


E também pelos vídeos que podem ver do lado direito ->

Apesar de este problema (motor) ser o mais grave, uma vez que coloca em causa a segurança de quem viaja no carro, este teve/tem muitos outros problemas.

Fica um resumo dos mesmos:

##### PROBLEMAS (MOTOR) #####
  • falhas na subida de rotação (como se fôssemos a brincar com o acelerador, acelera, trava, acelera , trava, etc.)
    isto entre as 2000 e as 3000 rpm
  • o motor "desliga-se" (entra em modo de segurança) [ver vídeos]
  • às vezes lembra-se e vai aos soluços ( como se fosse engasgado )

##### PROBLEMAS (OUTROS) #####
  • amortecedores dianteiros [ruídos/comportamentos estranho]
    (substituídos em garantia)
  • casquilhos de suspensão [triângulos de suspensão e torres]
    (substituídos em garantia)
  • óptica esquerda [motor eléctrico encravado]
    (substituída em garantia)
  • óptica direita [motor eléctrico encravado]
    (substituída em garantia)
  • Vidro da Mala [vinha mal colado e descentrado]
    (substituído em garantia)
  • Infiltrações na Mala [entrava agua pela pega da mala e pelo vidro ]
    (arranjado em garantia mas ficou uma bela porcaria)
  • Barulhos Vários [vindos do interior do tablier]
    (tiveram de desmontar por completo o tablier por 2x)
  • Espelhos exteriores [não vinham pintados]
    (reparado em garantia)
  • Interiores das portas [barulhos vários, andando inclusive uma cavilha, sim não era um parafuso, era mesmo uma cavilha solta!!!]
    (reparado em garantia)
  • Ferrugem na Mala [Presumo que tenha sido causado pela bela reparação do vidro]
    (por reparar)
  • Elevador do Vidro do Condutor [avariou pouco tempo depois de ter acabado a "garantia"]
    (por reparar)

Além disto, e voltando ao problema no motor, o carro levou ainda,
sensores vários, "mafs", válvula EGR, foi reprogramado, etc e nunca resolveram nada.

Passados 6 meses de idas constantes à oficina, e após muito ter aguentado (um Eng. da Fiat Auto Portugal chegou a chamar-me de mentiroso porque, segundo o mesmo, o carro não tinha qualquer problema; era eu que os inventava), e por acordo, achou-se por bem levar o carro a uma entidade independente para que fosse efectuada uma peritagem ao carro.

Essa peritagem foi realizada e como esperado, o relatório disse que o carro tinha problemas no motor, o que não agradou nada ao concessionário que achou por bem considerar a peritagem como inválida.

Após isto tudo, decidi avançar com um processo em tribunal pedindo a substituição do carro e uma indemnização por todos os danos causados, tendo o processo entrado em tribunal, salvo erro, em Junho de 2004.

Hoje, 27 de Novembro de 2007, ainda estou à espera que o tribunal se pronuncie...

9 comentários:

Anónimo disse...

Ehpá, estás mesmo lixado, até já criaste um blogue. :)

Anónimo disse...

Boa tarde.
Deixo aqui o meu apoio moral, e mostrar-me solidário com todo este processo, esperando que tudo se resolva a seu favor, e finalmente as marcas (todas) aprendam que não se deve brincar com o consumidor.
É louvavel a sua paciencia e como já foi dito não passar a batata quente a ninguem.
Serve de exemplo a muitos Portugueses que são "gozados" por a nossa justiça ser lenta e largando o processo ou até mesmo não o criando.
Deixo mais uma vez os meus votos de apoio e solidariedade.
Atentamente.
Cumprimentos

freewarrior disse...

A única coisa que eu posso dizer é que não desistas.
Demora um bocado, mas se tiveres os documentos que comprovem as idas às oficinas do concessionário, eles não têm hipótese de fugir.
Não podes é fazer nenhuma reparação ao motor enquanto não houver uma decisão do Tribunal, a não ser que esse mesmo Tribunal o autorize.
Vejam o meu caso em http://omeucitroen.blogspot.com
Vamos unir forças para mostrar-mos a estas empresas que não podem fugir às suas responsabilidades.
E obrigado pelo apoio.

Marco Pita

Helder disse...

Isso devia ser um caso de estudo e o tribunal deveria tornar desse caso um exemplo, fazendo o concessionario pagar uma pesada indemnização.
Boa Sorte.

Anónimo disse...

Um carro novo... incrível!
Eu já tive vários FIAT e tenho, e só tenho a dizer bem.
Força com a acção.

Anónimo disse...

Amigo, tives-t azar, mas a Fiat é uma grande marca disso não tenhas duvidas!

tfigueira disse...

Caro anónimo,

Se a fiat fosse uma grande marca assumia as suas responsabilidades sem prejudicar o cliente.

Anónimo disse...

Tenho um Stilo Abarth 2.4 20V 2003 no Brasil, o computador de bordo tb indica problemas no sistema de injecao, levei na concessionaria e eles sempre dizem q esta tudo ok... qdo estou rodando com ele nao faz nada de anormal, acredito que o computador de bordo tenha algum defeito de projeto...

Nao pretendo comprar carros da Fiat novamente.

abracos e boa sorte...

Anónimo disse...

Apenas mais um que não entra na FIAT!!!
Estava pensando em comprar um carrão como este mas graças a estes comentários indubitavélmente não cometerei este erro. Espero que vc logre êxito e sua batalha judicial, realmente é terrível um carro possuir tantos problemas e a consercionária simplismente omitir-se.
BsB-11/06/2008